terça-feira, 23 de outubro de 2012

PROGRAMA ONLINE MOSTRA A SITUAÇÃO DO TRÁFEGO AÉREO EM TEMPO REAL

A plataforma online do programa FlightRadar24

No último dia 13 de outubro o pneu de um avião de carga da empresa americana Centurium estourou durante o pouso no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, causando prejuízos milionários para as empresas aéreas e impedindo a viagem de mais de 30 mil passageiros.

Uma semana após o acidente, a revista Veja publicou uma reportagem explicando a situação de alguns aeroportos brasileiros se comparados aos dos Estados Unidos. O interessante da matéria é que ela estava acompanhada de  uma fotografia do tráfego aéreo tirada algumas horas depois da paralisação da pista de Viracopos, obtida a partir de um programa virtual gratuito para consulta chamado FlightRadar24, que até então eu desconhecia.

Rapidamente busquei na internet sobre o programa e descobri que se tratava de uma interessante ferramenta online para acompanhar o trajeto de cada aeronave sobre o espaço aéreo do país e do mundo em tempo real. Confesso que perdi algumas horas me divertindo nesse ‘Radar online’ e fiquei impressionado com a quantidade de aviões no planeta.

Segundo o site brasileiro AeroVix, que possui parceria com o FlightRadar24, a técnica utilizada para receber informações dos voos é chamada de ADS-B. Isto significa que o radar só pode mostrar informações de aeronaves equipadas com transponders(dispositivos de comunicação) que possuem essa tecnologia.

Tráfego aéreo do mundo observado em tempo real.
Ainda de acordo com o site, hoje, cerca de 50% das aeronaves de passageiros, assim como uma pequena quantidade de aviões militares e particulares, possuem um transponder ADS-B ativo. Com os dados enviados por esses dispositivos, o programa consegue captar o posicionamento do avião, altura, velocidade e, em seguida, desenhá-lo no mapa online.

A princípio o programa FlightRadar24 parece confuso. Tentei observar voos partindo de cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, mas não tive sucesso. Consegui visualizar poucos aviões da Azul e nenhum da Passaredo e Webjet  no espaço aéreo brasileiro. A maioria são da Gol, TAM e empresas estrangeiras. Provavelmente (Atenção, eu escrevi provavelmente)  a maioria das aeronaves brasileiras ainda não possuem o transponder ADS-B.

Voos em território brasileiro
Algumas aeronaves também são apresentadas fazendo trajetos improváveis, com desvios  assustadores. Sobre esses erros, o site AeroVix explica que a rota não é transmitida a partir do avião, e sim por meio de dados enviados pelos dispositivos do avião, o que pode gerar pequenos atrasos na atualização.

Quer passar o tempo observando o FlightRadar24É só visitar o site aqui. 

Como a plataforma é em inglês, basta localizar o Brasil no mapa, clicar sobre os aviões e obter as informações daquele voo. Bom divertimento.

Quer saber mais sobre o site AeroVix? É só clicar aqui.

Um comentário:

  1. Na região onde moro, nos últimos anos os céus como que escreveram o momento dos humanos voando. Eu era menino e vi pela 1ª vez um risco branco de um jato. De lá pra cá a população "aérea" aumentou. Apareceu até um verbo novo, é comum hoje jatos contrailizando os céus. Um dia eu estava ao lado de um padre que eu sabia ser forte na filosofia. É um professor fortíssimo na teologia. No exato momento um jato contrailizava as alturas. Eu simplesmente em silêncio lhe fiz um breve gesto apontando lhe a máquina e ele balbuciou como um velho profeta daqueles que do alto, estribados na verdade, divisam a vida que flui pelos séculos: "graça de Deus". Ele entrou no meu carro. Fui leva-lo para presidir uma eucaristia. Não falamos um "a" um com o outro. Um momento solene nos esperava, da mais profunda profissão de fé. Seu semblante além de alegre denotava uma paz que o silêncio entre nós 2 nos falava tudo da felicidade de viver...:)

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