A plataforma online do programa FlightRadar24 |
No último dia 13 de outubro
o pneu de um avião de carga da empresa americana Centurium estourou durante o
pouso no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, causando prejuízos milionários para
as empresas aéreas e impedindo a viagem de mais de 30 mil passageiros.
Uma semana após o acidente,
a revista Veja publicou uma reportagem explicando a situação de alguns
aeroportos brasileiros se comparados aos dos Estados Unidos. O interessante da
matéria é que ela estava acompanhada de uma fotografia do tráfego aéreo tirada algumas horas
depois da paralisação da pista de Viracopos, obtida a partir de um programa virtual gratuito para consulta chamado FlightRadar24, que até então eu desconhecia.
Rapidamente busquei na
internet sobre o programa e descobri que se tratava de uma interessante
ferramenta online para acompanhar o trajeto de cada aeronave sobre o espaço
aéreo do país e do mundo em tempo real. Confesso que perdi algumas horas me divertindo
nesse ‘Radar online’ e fiquei impressionado com a quantidade de aviões no
planeta.
Segundo o site brasileiro AeroVix,
que possui parceria com o FlightRadar24, a
técnica utilizada para receber informações dos voos é chamada de ADS-B. Isto
significa que o radar só pode mostrar informações de aeronaves equipadas com
transponders(dispositivos de comunicação) que possuem essa tecnologia.
Tráfego aéreo do mundo observado em tempo real. |
Ainda de
acordo com o site, hoje, cerca de 50% das aeronaves de passageiros, assim como
uma pequena quantidade de aviões militares e particulares, possuem um
transponder ADS-B ativo. Com os dados enviados por esses dispositivos, o
programa consegue captar o posicionamento do avião, altura, velocidade e, em
seguida, desenhá-lo no mapa online.
A princípio
o programa FlightRadar24 parece confuso. Tentei observar voos
partindo de cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, mas não tive
sucesso. Consegui visualizar poucos aviões da Azul e nenhum da Passaredo e
Webjet no espaço aéreo brasileiro. A
maioria são da Gol, TAM e empresas estrangeiras. Provavelmente (Atenção, eu
escrevi provavelmente) a maioria das
aeronaves brasileiras ainda não possuem o transponder ADS-B.
Voos em território brasileiro |
Algumas aeronaves também são
apresentadas fazendo trajetos improváveis, com desvios assustadores. Sobre esses erros, o site
AeroVix explica que a rota não é transmitida a
partir do avião, e sim por meio de dados enviados pelos dispositivos do avião,
o que pode gerar pequenos atrasos na atualização.
Quer passar
o tempo observando o FlightRadar24? É só visitar o site aqui.
Como
a plataforma é em inglês, basta localizar o Brasil no mapa, clicar sobre os
aviões e obter as informações daquele voo. Bom divertimento.
Quer saber mais sobre o site
AeroVix? É só clicar aqui.
Na região onde moro, nos últimos anos os céus como que escreveram o momento dos humanos voando. Eu era menino e vi pela 1ª vez um risco branco de um jato. De lá pra cá a população "aérea" aumentou. Apareceu até um verbo novo, é comum hoje jatos contrailizando os céus. Um dia eu estava ao lado de um padre que eu sabia ser forte na filosofia. É um professor fortíssimo na teologia. No exato momento um jato contrailizava as alturas. Eu simplesmente em silêncio lhe fiz um breve gesto apontando lhe a máquina e ele balbuciou como um velho profeta daqueles que do alto, estribados na verdade, divisam a vida que flui pelos séculos: "graça de Deus". Ele entrou no meu carro. Fui leva-lo para presidir uma eucaristia. Não falamos um "a" um com o outro. Um momento solene nos esperava, da mais profunda profissão de fé. Seu semblante além de alegre denotava uma paz que o silêncio entre nós 2 nos falava tudo da felicidade de viver...:)
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