quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO: RADARES SERÃO REATIVADOS NOS PRÓXIMOS DIAS EM BARRETOS


Novos pontos de radares em Barretos















CONHEÇA OS EQUIPAMENTOS QUE ESTARÃO EM FUNCIONAMENTO E EVITE MULTAS.

Os radares que controlam a velocidade em algumas ruas e avenidas de Barretos serão reativados no mês de novembro. A empresa TecDet, que venceu a licitação, já deu início à instalação dos aparelhos e aguarda uma inspeção do Inmetro para liberar o funcionamento. Não haverá radares móveis. Além dos antigos pontos de redução de velocidade conhecidos pelos barretenses, outros cinco locais deverão ser incluídos na lista do Departamento de Trânsito da Prefeitura.
Segundo informações do Departamento de Trânsito e Transportes existem 18 pontos com equipamentos instalados (carcaças), prontos para serem ativados em Barretos. Entretanto, apenas seis desses radares serão religados nos próximos dias. Isso porque de agora em diante, por força de contrato entre a empresa TecDet e a Prefeitura, os aparelhos só poderão funcionar de seis em seis, em sistema de rodízio, com os pontos previamente noticiados pelos meios de comunicação. A frequência do rodízio será de 6 a 8 meses, dependendo da conveniência técnica.
Radares que entrarão em funcionamento em novembro

Polêmica

Alguns moradores criticam a instalação dos radares, classificando-os como ‘indústria da multa’ ou ‘ferramenta de arrecadar dinheiro’ por parte da Prefeitura. Entretanto, o verdadeiro objetivo dos aparelhos é produzir um efeito educativo nos motoristas e motociclistas, além de prevenir os acidentes de trânsito ocasionados por veículos em alta velocidade.

Para o Departamento de Transito, o radar “é um instrumento democrático, educativo e fiscalizador”. Pode ser utilizado também como “um valioso aliado na engenharia de tráfego, porque, mesmo quando não multa, registra as passagens de veículos pelos locais, por dia, hora, velocidade, tipo, gênero e quantidades”, colaborando com futuras estatísticas.

Observações. 

O número de multas e o valor total de arrecadação gerados até hoje pelos radares de Barretos (desde 1999, quando foram instalados), só podem ser obtidos por meio de ofício encaminhado à Prefeitura. 

Todas as fotos utilizadas na montagem foram retiradas do site Google Maps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário