sábado, 12 de novembro de 2011

CARACTERÍSTICAS DO JORNALISMO INVESTIGATIVO

Gênero está relacionado com aventura e profundidade na apuração dos fatos. Repórter torna-se um 'detetive' em busca da verdade.

O Jornalismo Investigativo é caracterizado por um maior aprofundamento dos fatos, em que o jornalista seleciona temas específicos e aprofunda no tratamento do objeto em questão a ser abordado. O profissional utiliza-se técnicas mais rigorosas e características detetivescas em busca de informações que possam levar a solução de um determinado fato. Com isso, o tempo gasto e os recursos financeiros são maiores que a reportagem convencional.

Se o principal fundamento do jornalismo investigativo é descobrir o que está oculto, mas que é de interesse da população, o trabalho em si se volta para a investigação de atos, documentos ou omissões de governadores, legisladores, juízes, militares, comerciantes, fabricantes, banqueiros, ou seja, órgãos públicos, particulares e autoridades que de alguma forma dominam o setor econômico de uma determinada região ou nação.

Há algumas décadas era necessário que o jornalista fosse pessoalmente em busca da notícia, dos detalhes e do desdobramento do fato. Hoje, com a tecnologia, a notícia e todo seu contexto chegam ao repórter sem que ele precise se deslocar atrás do ocorrido. Com o passar dos anos essa nova categoria jornalística se estabeleceu, originando alguns gêneros que formaram três categorias da reportagem investigativa (KOVACH e ROSENSTIEL, 2003):

-Reportagem Investigativa Original: o repórter faz papel de polícia, envolve-se na descoberta dos fatos desconhecidos pelo público;

-Reportagem Investigativa Interpretativa: o tema da reportagem não é necessariamente novo. É uma matéria fornecida ao público de uma forma mais clara e objetiva. Envolve sempre assuntos mais complexos do que a reportagem do dia-a-dia, o jornalista mostra uma nova forma de olhar o fato, seja ele de um dia, uma semana e até décadas atrás.

-Reportagem Sobre Investigação: o repórter acompanha as investigações, e publica seus respectivos desdobramentos a partir das informações transmitidas por fontes oficiais.

No artigo O Jornalismo Investigativo, um novo gênero?, o autor Heriberto Cardoso Milanês diz que o bom Jornalismo Investigativo está relacionado com aventura, antecipação e presença do repórter em grandes eventos que abalam o mundo, a agilidade de penetrar as fontes complexas, obter informações perdidas e divulgar os resultados obtidos em uma série de obras. Segundo Milanês, “O jornalismo Investigativo deve desvendar o motivo e a razão que algo está sendo escondido por alguém”.