quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O QUE É JORNALISMO INVESTIGATIVO?


O Jornalismo Investigativo pode ser definido como uma ramificação do jornalismo propriamente dito, que tem por finalidade descobrir algo que é escondido por órgãos e departamentos públicos e que seja do interesse público. Alguns autores, como Heriberto Cardoso Milanês e Gabriel García Márquez discordam da definição citada acima e acreditam que não há razão para dizer que a investigação tornou-se um novo gênero do jornalismo.

A pesquisa não é uma especialidade da marca, mas tudo tem que ser jornalismo investigativo, por definição” (MARQUEZ, Gabriel Garcia)

Outra definição é do autor Alfredo Torre, no artigo “ Uma Abordagem Científica e Sistemática do Jornalismo Investigativo”, em 2005, quando diz que o jornalismo investigativo é um sistema transparente de provas documentais ou o testemunho de alguém escondendo algo que afeta negativamente a área pública.

No artigo “O Funileiro”, o autor Carlos A. Sortino define o jornalismo investigativo como um trabalho de jornalista para descobrir algo que é escondido e que seja do interesse público.

A mesma ideia foi definida por Silvio Waisbord, no artigo “Por que a Democracia precisa de Jornalismo Investigativo?”. Para o autor, o jornalismo investigativo é um distintivo em que se publica informações sobre as violações que afetam o interesse público.


“O jornalismo investigativo é a análise de dados estatísticos produzidos normalmente por órgãos públicos, a fim de descobrir as tendências sociais, as características e problemas de comportamento que podem ser notícia, mas que passam despercebidos”.(TORRE, Alfredo).